A otoplastia é indicada para pacientes que possuem a popularmente conhecida “orelha de abano” causada por traumatismo ou genética. Nestes casos as orelhas apresentam um aspecto inestético e muitas vezes constrangedor, principalmente para crianças.
A otoplastia é uma cirurgia que leva em média 2 horas, é feita com anestesia local com sedação em adultos e com anestesia geral em crianças. O tempo de internação varia de 6 a 12 horas aproximadamente.
“A cirurgia consiste em corrigir e posicionar as orelhas que podem ter um ângulo muito aberto, falta de pregas naturais, uma concha desproporcional ou espessa, lóbulo grande ou rasgado – lóbulo bífido” (causado por brincos). A cicatriz desta cirurgia é praticamente imperceptível, pois fica atrás da orelha em um sulco que separa a mesma da cabeça.
Após a cirurgia o paciente deverá ter cuidados básicos com os curativos, usar uma faixa apropriada para manter o posicionamento adequado das orelhas e não dormir de lado por aproximadamente 15 dias. O paciente poderá voltar as suas atividades após 5 dias e deverá evitar atividades de esforço físico por aproximadamente 20 dias (dependendo da avaliação médica).
A cirurgia de correção de “orelha de abano” é considera de pequeno porte e o resultado almejado é uma orelha com aparência estética natural e proporcional. |