Rejuvenescimento das mãos:
O mito que se tornou realidade!
As mãos representam a segunda área mais vista no nosso corpo, perdendo apenas para a face. Alvo de muitos olhares, as mãos são frequentemente referendadas como vilãs da vaidade feminina por supostamente delatarem a idade e o grau de envelhecimento, mesmo nas pessoas que mantêm uma excelente aparência facial e corporal. E pior, além da acusação de denunciarem a idade real da mulher, ainda sofriam a injustiça de não serem candidatas a receber nenhum tratamento estético.
A cirurgia plástica evoluiu com opções para diferentes áreas, desde o couro cabeludo, passando por aumentos e diminuições de contornos e medidas corporais, mudanças de formas e liftings, dentre outros, mas as mãos continuavam sendo uma área intocável e irretocável.
Este é mais um mito que se propagou por anos a fio, já que existem múltiplas opções de tratamento para as mãos, fáceis, factíveis e com alto grau de resultado e satisfação. Uma mão jovem precisa estar hidratada, sem manchas, sem a exposição exagerada dos vasos e tendões, sem rugas e com as unhas de bom aspecto.
Após uma determinada idade e, principalmente após a menopausa, as queixas mais frequentes se referem à perda da vitalidade da pele, piorada pelo seu afinamento e pelas manchas que se acumularam ao longo dos anos. As mãos apresentam um aspecto esquelético e sem vida, o qual se tornou símbolo de anti-jovialidade.
Os tratamentos nestes casos são múltiplos e muitas vezes complementares: para as manchas podemos aplicar os peelings, os lasers e outras luzes e mesmo alguns tratamentos medicamentosos a serem usados domiciliarmente. A exposição dos vasos e tendões pode ser diminuída pela aplicação da própria gordura corporal ou pelos produtos de preenchimento como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio dentre outros.
Até para melhorar a vitalidade contamos ultimamente com os “skinboosters”, que são produtos a base de ácido hialurônico que não tem o intuito de preencher, mas geram um aumento da hidratação local, gerando elasticidade, aumento das fibras e jovialidade à pele.
Na maioria das vezes são tratamentos simples, de baixo risco, realizados em sessões, mas que demandam um tempo para que se vislumbre o resultado final. Como todo procedimento estético, tem suas indicações e limitações, devendo ser realizados por profissionais capacitados e em ambiente adequado.
O tratamento e rejuvenescimento das mãos é uma realidade e deve fazer parte dos cuidados corporais que buscam a estética e a manutenção da jovialidade.
Escrito pela dra. Suzy Vieira
|