Algumas Verdades
sobre a Cirurgia Plástica
Escrito pela Dra. Suzy Vieira
Para a Revista Hola! Brasil - Edição 09
O intuito principal de uma cirurgia estética deve ser a melhoria das características pessoais, respeitando os traços e limites de cada corpo.
Cada indivíduo envelhece de uma forma e no seu tempo, portanto, não é porque a sua amiga operou as pálpebras aos 30 anos que você ficou para trás. Deve-se ter em mente que a realização de uma cirurgia estética deve ser um desejo pessoal, buscando alterar alguma característica que lhe desagrada e cujo resultado deve satisfazer prioritariamente a você mesma. Portanto, na consulta com o cirurgião plástico, a paciente deve expor as suas queixas, apontar o que lhe desagrada e ouvir do médico o que é possível fazer e principalmente o que pode experar com a realização do procedimento.
Não existe uma idade pré-determinada para a realização de uma cirurgia plástica, excetuando-se obviamente as crianças nas quais o único procedimento estético é a correção das “orelhas de abano”. É necessário entretanto que o paciente tenha maturidade física e psíquica para o procedimento. O que observamos em nossos dias é que as pessoas estão vivendo mais e querem viver bem e bonitas, daí o aumento dos limites etários para a realização dos procedimentos.
O bom senso por parte da paciente e do cirurgião são capazes de determinar as indicações para cada caso individualmente, bem quando e como fazer. A relação médico-paciente deve ser saudável e pautada na clareza, para que no pós-operatório os resultados sejam bem aceitos e possam alcançar o intuito proposto.
Por Dra. Suzy Vieira
Cirurgiã Plástica
CRM-SP 92.331
|