9 Dicas Fundamentais para se Colocar Prótese de Silicone

Plástica nas Mamas

9 Dicas Fundamentais para se
Colocar Prótese de Silicone

Leia essas importantes dicas para fazer o implante de silicone com segurança:

1. O que eu preciso saber antes de por silicone?

O primeiro passo é procurar um médico experiente, que tenha boa formação acadêmica e, principalmente, seja especialista na área e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Também é importante conversar com pessoas de sua confiança que já passaram pelo mesmo procedimento e que conheçam o trabalho do profissional.
Tire todas as suas dúvidas. Se necessário faça vários retornos ao consultório antes da sua cirurgia.

2. Qual a idade recomendada?

A cirurgia de implante de silicone só deve ser realizada após completado o desenvolvimento corporal e, por conseguinte, o crescimento das mamas. Normalmente não deve ser realizada antes dos 18 anos de idade.
As mulheres em sua maioria, procuram por essa cirurgia por três motivos: aumentar o tamanho dos mamas, corrigir assimetrias (diferenças de tamanho ou de forma), suspender as mamas após a amamentação ou perdas de peso e reconstruir a mama após acidente ou outras cirurgias como a retirada de tumores, por exemplo.

3. Como funciona o pré-operatório?

Você deverá realizar exames de sangue e de imagem que atestem que a sua saúde está em perfeitas condições para realizar a cirurgia.
Depois disso, recomenda-se não beber e não fumar pelo menos nas duas semanas que antecedem o procedimento. Em alguns casos outros exames mais específicos podem ser necessários a depender dos seus antecedentes.

Normalmente os exames solicitados incluem:

• Hemograma
• Teste de coagulação
• Função renal
• Eletrocardiograma
• Ultrassom de mamas (mulheres com menos de 35 anos)
• Mamografia (mulheres acima de 35 anos)

4. Onde vai ser implantado o silicone?

Por baixo da glândula: É uma cirurgia mais simples, muitas vezes realizada com anestesia local e que gera menos dor no pós-operatório.

Por baixo do músculo: trata-se de uma técnica um pouco mais sofisticada, pois o cirurgião plástico vai precisar chegar até o músculo para alojar a prótese sob ele.
Como fica instalado de forma mais profunda, o resultado é mais natural, principalmente para mulheres mais magras.

5. Onde fica a cicatriz?

Sob as mamas: o corte é feito nos sulcos naturalmente existentes abaixo das mamas, o que facilita o acesso até o local onde a prótese será colocada.

Na aréola: É uma opção  preferida por algumas mulheres que possuem uma áreola de maior tamanho, especialmente se já tiveram filhos. A cicatriz é posicionada num meio círculo  bem na borda da aréola, visando deixá-la o menos aparente possível.

Na axila: nenhuma cicatriz na mama é a principal vantagem. O corte é feito nas axilas, local de pouca incidência de queloide porém é uma cirurgia mais complexa que necessita de equipamento e cuidados específicos estando mais sujeita a complicações se o cirurgião não tiver a devida experiência com essa opção.

6. Eu vou conseguir amamentar
após colocar silicone nos mamas?

Independentemente da opção escolhida ou o local onde se implanta o silicone (subglandular ou submuscular ) não há comprometimento da função de amamentação, assim como não há contato do silicone com o leite materno.

7. Existe prótese de silicone definitiva?

Todas as próteses de silicone  disponíveis no mercado não são definitivas e necessitarão, em algum momento, serem trocadas.
Com a tecnologia das próteses atuais, o prazo para troca tornou-se muito maior e não há data pré-determinada para esta troca. É realizado um acompanhamento pelo médico e exames de imagem mas, geralmente é partir de 10 a 20 anos após a cirurgia.

8. Pode haver rejeição das próteses?
O silicone pode causar doenças?

As próteses de silicone geralmente são bem toleradas pelo organismo.
Somente em casos específicos de perda das próteses em decorrência de alguma infecção no pós-operatório, necrose dos tecidos, má cicatrização ou outros problemas que podem gerar a exposição dos implantes e a consequente necessidade de retirá-los.
Há inúmeros trabalhos científicos demonstrando a segurança do uso dos implantes mamários de silicone. Inclusive em mulheres que já tiveram câncer de mama, uma das opções de reconstrução é a colocação destes implantes.
Já descartou-se também a hipótese do silicone causar doenças reumatológicas ou outros problemas de saúde.

9. Quais são os cuidados após a colocação das próteses?

O tempo de recuperação depende da técnica utilizada pelo médico e varia de acordo com cada organismo.
Normalmente, o retorno às atividades habituais ocorre em até 15 dias. Exercícios físicos não são liberados antes de 1 mês de pós-operatório.

Principais cuidados:

• Se possível, permaneça em repouso relativo na primeira semana.

• Não troque, mexa ou molhe o curativo até o primeiro retorno ao médico. Não será possível banho completo nos primeiros dias.

• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia.

• Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias. Dependendo da sua atividade profissional, o retorno ao trabalho pode ser liberado em 7 dias após o procedimento.

• Não troque, mexa ou molhe o curativo até o primeiro retorno ao médico. Não será possível banho completo nos primeiros dias.

• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia.

• Dependendo da sua atividade profissional, o retorno ao trabalho pode ser liberado em 7 dias após o procedimento.

• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana.

• Na maioria das vezes os pontos não necessitam ser retirados mas são necessários retornos ao consultório médico, mais frequentes no período imediato, para acompanhamento.

• O ideal é que durma de barriga para cima no primeiro mês após a cirurgia.

• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas.

• Não dirija por 20 dias. Caminhada e exercícios leves são liberados após 1 mês de cirurgia. Exercícios pesados e esportes de contato podem levar até 3 meses para serem liberados.

• Tomar sol só após três meses da cirurgia desde que não haja equimoses (manchas roxas) e não exponha as cicatrizes diretamente ao sol.

• Geralmente, o resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência das mamas, pois elas podem estar inchadas e ainda em processo de acomodação das próteses e da pele.

Escrito por Luciana Vinhas, Redatora e Publicitária
Revisado por dra. Suzy Vieira, Médica e Cirurgiã Plástica


Rodapé Ricardo Montija - Criação de Sites e Publicidade