Untitled Document
Lipoaspiração

Lipoaspiração:
Limites de Segurança e Eficácia

Escrito pela Dra. Suzy Vieira
Para a Revista Hola! Brasil - Edição 13

A lipoaspiração é a segunda ciurgia plástica mais realizada em nosso país perdendo atualmente apenas para as próteses de mama.

Por ano são realizados cerca de 90.000 procedimentos no Brasil com índices de óbito em torno de 0,002%. Podemos concluir que a lipoaspiração é uma cirurgia segura e de baixo risco? Certamente que sim, desde que sejam consideradas as normas de segurança que, embora claras, nem sempre são respeitadas.

Em primeiro lugar: lipoaspiração é uma cirurgia que visa melhorar o contorno corporal, não devendo se prestar para perda de peso. Há um limite de retirada de gordura determinado pelo Conselho Federal de Medicina, que pode chegar ao máximo de 7% do peso corporal, a depender da técnica utilizada.

A lipoaspiração é uma cirurgia como qualquer outra, portanto, tem seus riscos e deve ser precedida por uma avaliação pré-operatória rigorosa, composta pela consulta médica e pela realização dos exames necessários.

Os hábitos de vida como tabagismo, uso de drogas e uso de hormônios aumentam os riscos e, portanto, devem ser ponderados.

Por fim, a cirurgia deve ser realizada por um profissional habilitado, em ambiente seguro e considerando todas as medidas preventivas.

A lipoaspiração é capaz de produzir mudanças espetaculares no contorno corporal sem prejuízo à saúde dos pacientes. Entretanto, deve haver um compromisso por parte do cirurgião e do paciente de trabalharem juntos na busca de um procedimento bem indicado, bem realizado e, acima de tudo, seguro.

Por Dra. Suzy Vieira
Cirurgiã Plástica

CRM-SP 92.331


Rodapé Ricardo Montija - Criação de Sites e Publicidade