Laser e Lipoaspiração
Laser e Lipoaspiração: Uma combinação perfeita

Versão em PDF

Laser e Lipoaspiração:
Uma combinação perfeita


Escrito pela Dra. Suzy Vieira
Para a Revista Hola! Brasil - Edição 09

A cirurgia plástica, como toda a medicina, tem evoluído com os avanços tecnológicos atuais. Novos tratamentos são introduzidos e antigos são modernizados otimizando os resultados, aumentando as indicações e facilitando as cirurgias e o processo de recuperação. Além das já conhecidas aplicações para o tratamento de lesões e manchas de pele e rejuvenescimento, o LASER tem mostrado resultados surpreendentes quando utilizados em conjunto com a lipoaspiração.

Trata-se de um procedimento no qual o LASER é aplicado por baixo da pele, diretamente na camada de gordura a ser tratada, causando o rompimento das células gordurosas, a chamada LASERlipólise. Esta gordura e os restos das células são então aspiradas semelhantemente a um procedimento de lipoaspiração convencional e, a seguir, aplica-se novamente o LASER diretamente sob a pele recém tratada com o intuito de estimular as fibras elásticas e a formação de colágeno e como consequência  causar a retração da pele e diminuir a flacidez do local. Tal procedimento pode ser realizado em áreas maiores como o abdômen, culotes e dorso ou em pequenas áreas como o pescoço e bochechas, por exemplo.

Os horizontes para o tratamento da celulite também se ampliaram com a aplicação do LASER. Embora seja um problema de difícil tratamento, a já conhecida subcision teve seus resultados ampliados após a associação com o LASER ND-yag. A LASERsubcision é um procedimento normalmente realizado sob anestesia local, indicado para tratar diferentes graus de celulite. Aplica-se o LASER sob cada uma das lesões com o intuito de romper as traves que as mantém e naquelas de graus mais avançados (celulites graus 3 e 4) faz-se um pequeno enxerto de gordura ou de outro material de preenchimento como ácido hialurônico, por exemplo, para tratar o aspecto de depressão da pele. A LASERsubcision associada a hábitos de vida saudáveis como a realização de exercícios físicos, ingestão adequada de água, drenagem linfática dentre outros tem mostrado significativos índices de melhora com satisfação em torno de 70% entre as pacientes.

O Brasil é um dos países do mundo onde mais se realiza lipoaspiração. O clima tropical favorecendo a exposição, o grau de exigência da população em relação a estética corporal dentre outros aspectos favorecem a manutenção deste ranking. A indicação da lipoaspiração deve ser feita com critério observandose as peculiaridades de cada organismo, fazendo-se uma avaliação pré-operatória adequada e realizando-se a cirurgia em ambiente seguro por profissionais habilitados. Nestas condições, mostra-se um procedimento seguro, eficaz e com baixíssimos índices de complicações.

Por Dra. Suzy Vieira
Cirurgiã Plástica

CRM-SP 92.331

Rodapé Ricardo Montija - Criação de Sites e Publicidade